Para que uma associação se mantenha, se torne forte e tenha legitimidade na hora de buscar os direitos de seus associados, é indispensável a participação maciça de todos. Com a Associação de Pais Inspirare não é diferente. A associação tem como principal função defender os interesses e os direitos de seus associados, e, para tanto, necessitamos da mobilização dos pais e da sociedade.

A participação em todos os eventos (grupos de apoio, palestras, fóruns, seminários, passeatas, mobilizações, etc.) realizados pela Inspirare é de suma importância, mas não é suficiente. A adesão também é fundamental para fortalecer a associação e torná-la cada vez mais representativa, uma vez que valida a condição de militância reconhecida pela sociedade, com poder para buscar soluções e alternativas que visem melhorar a vida da criança/adolescente/adulto com TDAH, Autismo ou Dislexia.