QUEM SOMOS :

• Simone Alli Chair (Diretora-presidente): mãe de Camila (síndrome de asperger) e de Gabriel (autista de alto funcionamento, TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, agravante em impulsividade e TOD – Transtorno Opositor Desafiador). Formada em Serviço Social, em Defensoria Popular, vice-presidente do Instituto Canguru, voltado para as doenças raras.
  • Cláudia Corrêa Pinto da Fonseca (Diretora Administrativa Financeira): psicóloga com especialização em neuropsicologia, pós- graduada em psicologia hospitalar com extensão em psico-oncologia.
  • Roberta Pardo Mendes (Conselheira): mãe de Ariel (TDAH, TOD, Transtorno de Conduta), e dos gêmeos Murilo (Autista, TDAH, disgrafia) e Sofia (Síndrome do X- Frágil e TDAH). Trabalha como agente de educação do CÉU – Anhanguera.
  • Viviane Ojeda (Conselheira): mãe de Heloísa (autista atípica de grau moderado e com cardiopatia congênita). Trabalha como artesã.
  • Mônica Luczynski (Conselheira): Formada em Psicologia.

Em 2003, Simone Alli Chair e algumas amigas começaram a se falar pelos grupos do antigo Orkut, sobre as dificuldades, preconceito e exclusão de seus filhos.  Com o passar dos meses, a Simone montou o grupo “Desabafos de Pais & Mães” que ficou bem conhecido pelos pais de crianças com TDAH, autismo e dislexia. Depois houve a migração para o Facebook.

Aos poucos, a Roberta Pardo Mendes, Mônica Luczynski e Viviane Ojeda e Cláudia Fonseca se juntaram e começaram a responder aos pais com dúvidas e confortá-los nas dificuldades. A Simone passou a ser moderadora de vários outros grupos. Com isso, surgiu a necessidade de frequentar vários congressos, palestras, fóruns, reuniões, simpósios, seminários, etc.

Começaram também a participar ativamente de manifestações, debates, passeatas e reuniões com políticos ou relacionadas às políticas públicas (como esse da foto abaixo que ocorreu na APAE da rua Loefgreen em São Paulo, em 2015).

Imagem Inspirare Apae Loefgreen

Os pais começaram a pedir orientações pela internet e os de São Paulo pediam para se reunir pessoalmente. O interesse do público começou a crescer e resolvemos agendar encontros para discutirmos sobre a dislexia, o autismo ou o TDAH dos filhos desses pais. Por falta de um espaço mais adequado, costumavam se encontrar em Praças de Alimentação de Shoppings, lanchonetes, padarias ou em restaurantes (como foto abaixo).

Imagem Primeiros Encontros

(A Associação de Pais Inspirare é representada por uma Conselheira eleita no CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO.)

Por terem experiência com as dificuldades escolares, começamos a sermos chamadas às escolas para tentar mediar os conflitos entre as famílias e os profissionais da educação. Distribuíamos cartilhas, fazíamos palestras para os professores e para a coordenação das escolas, tentando dar dicas e informá-los melhor sobre aquele aluno e seu diagnóstico. Surgiu então a necessidade de oficializarmos a associação. Havia uma cobrança pelo espaço, pelo telefone, pelo CNPJ, pela legalidade, etc. Procuramos ajuda para a elaboração de nosso estatuto e através de um patrocínio, conseguimos uma advogada da área que nos orientou sobre os procedimentos a serem tomados para a abertura de nossa associação.

Imagem Jantar Inspirare

Depois de muitas tentativas financeiras, finalmente conseguimos o Estatuto Social no dia 10 de novembro de 2012, data da Constituição da Associação de Pais Inspirare e registramos a Associação. A abertura do CNPJ  ocorreu no dia 24 de abril de 2014.

Estamos atendendo GRATUITAMENTE os pais de TDAH, Dislexia e Autismo, para apoio, orientação, informação e encaminhamentos, desde abril de 2014, agora no seguinte endereço: RUA PEDRO DE TOLEDO, 108 – CONJ. 22 na Vila Clementino em São Paulo/SP. Comparecemos, quando solicitadas pelos pais, nas escolas das crianças que estejam passando por algum problema (pedagógico, comportamental, social, etc), sem cobrar nada, inclusive nem a gasolina, não importando a distância do bairro em questão.

Atendemos aproximadamente 60 famílias por mês presencialmente, sendo outras 50 (média) por telefone e umas 200 via internet (redes sociais). Através de nosso site, também efetuamos atendimento com orientações e informações, respondendo aos emails (atendimento@associacaoinspirare.com.br).

NOSSO TRABALHO, NOSSAS METAS, NOSSOS OBJETIVOS

A API – Associação de Pais Inspirare, é uma entidade sem fins lucrativos, localizada na cidade de São Paulo, que busca levar a informação, dar orientação, promover o conhecimento e apontar os recursos disponíveis para as famílias que tenham crianças/adolescentes/adultos com Autismo, Dislexia ou TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). Esse é o nosso tripé, embora de vez enquanto apareça uma mãe de síndrome de down ou com paralisia cerebral procurando apoio e informações.

A API oferece grupos de apoio, intercâmbio entre as políticas públicas e sociais com nossos associados, seja no âmbito da área social, educacional, esporte e lazer ou da saúde, intervindo na possibilidade de medidas de proteção, que culminem na efetivação dos seus direitos.

A API procura se manter através de doações, eventos, cursos de aperfeiçoamento, palestras, bazares, convênios e firmar parcerias com associações de classes, entidades privadas ou públicas e tudo que se faça necessário para nos dar condições e ferramentas apropriadas para o acolhimento dessas famílias, mas com extrema dificuldades temos conseguido o insuficiente para a nossa manutenção e realidade com as despesas.

Nossa missão se baseia em :

• Gerenciar grupos de auto-ajuda virtual e presencial;
  • Difundir as informações aos profissionais na área da saúde, da educação, esporte e lazer, e à sociedade em geral;
  • Militar políticas públicas de atenção à pessoa com TDAH, Autismo ou Dislexia, propondo ações alternativas;
  • Manter contato com organizações nacionais e internacionais, através da troca de experiências, incentivando o diagnóstico precoce e tratamentos atualizados;
  • Apoio educativo, social e jurídico, informando sobre direitos e deveres;
  • Promover campanhas de conscientização, com a distribuição de materiais informativos nas escolas, para os profissionais da saúde, da educação, esporte e lazer, familiares e à sociedade em geral;
  • Propor soluções em casos onde as localidades/regiões não tenham nenhum serviço de atendimento e apoio, relacionando os serviços já existentes e identificando os profissionais especializados no diagnóstico e tratamento;
  • Participação efetiva em defesa dos interesses dessas famílias, fazendo um mapeamento, um banco de dados para identificá-las;
  • Apoiar os direitos civis e a equalização de oportunidades na área da saúde e educação, mobilizando e envolvendo a sociedade e
  • Fiscalizar ações do Governo.

REDES SOCIAIS:

Atualmente nas redes sociais, participamos de mais ou menos 320 grupos, relacionados ao assunto do TDAH, dislexia, autismo, deficiência, educação, pedagogia, direitos, maternidade, saúde, etc. Moderamos 04 páginas no facebook, somos fundadoras de alguns grupos e moderamos outros 16 grupos. Os grupos que são nossos somam em média 61 mil membros.

SITE:

Apesar de ter menos do que um ano e meio de funcionamento, estamos com uma média de 13 mil acessos /mês.

AÇÕES:

Em abril de 2011, juntamente com o Movimento Pró-Autista, Simone Alli Chair, colaborou com a criação da CARTILHA DIREITOS DAS PESSOAS COM AUTISMO, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, onde até hoje são distribuídas por todo o estado paulista.

Cartilha Direitos do Autismo

EXPEDIENTE
Comissão Editorial
Renata Flores Tibyriçá – Defensora Pública do Estado de São Paulo
Anna Carolina Cabral Lopes de Freitas – Agente de Defensoria Psicóloga
Daiane Santos Rennó – Agente de Defensoria Assistente Social
Elisabete Gaidei Arabage Cirilo – Agente de Defensoria Assistente Social
Ana Santos Souza Ruiz – Movimento Pró-Autista, APADE e mãe do Winder
Kelly Cristina de Mello – Movimento Pró-Autista e mãe do Idryss
Priscila Borchardt – Psicopedagoga do Centro Pró-Autista
Maria Cláudia Araújo – AVAPE / São Bernardo do Campo
Marcelo Scarabeli – AVAPE / São Bernardo do Campo
Alexandra Oliveira da Silva – Centro de Inclusão e apoio ao autista de Guarulhos (CIAGG)
Heloisa Maria Leite de Souza – Movimento Pró-Autista e mãe da Danusa
Simone Alli Chair – Movimento Pró-Autista e mãe de Camila
Fany Aparecida Vieira – Pedagoga com especialização em Autismo
Terezinha Machado Santana – Movimento Pró-Autista e mãe do Guilherme
Benedito Geraldo dos Santos – ACFA (Mogi das Cruzes) e pai do Denilson
Luiz Carlos Spera – Movimento Pró-Autista e pai do Fernando
Normaci Sousa Sampaio – Movimento Pró-Autista
Sonia Maria Montesino – Movimento Pró-Autista

IMPRENSA/DIVULGAÇÃO:

• REVISTA SÍNDROMES: Revista Multidisciplinar de Desenvolvimento Humano
    – Edição outubro/novembro de 2011. Entrevista com Simone Alli Chair sobre a filha dela, Camila Alli Chair, portadora da Síndrome de Asperger, autismo leve,  que foi capa dessa edição. Abaixo, ela de touca com sua iguana de estimação na cabeça.
    Imagem Capa da Revista Síndromes
  • REVISTA Nacional de Reabilitação – REAÇÃO, anuário 2014/2015, saiu uma reportagem falando sobre a Inspirare . Pág. 72, ver abaixo.

• Divulgação de banner em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo nas redes sociais em abril de 2015.
  • Entrevista da Inspirare, através da Roberta Pardo Mendes, no Programa Papo de Mãe, da TV Brasil, no dia 06 de janeiro de 2013, sobre TDAH e dislexia.

• Protesto divulgado pela Inspirare nas redes sociais contra a medida da Prefeitura de São Paulo de restringir o acesso ao tratamento de crianças/adolescentes hiperativos no SUS.
    Imagem Banner SUS
  • Entrevista ao R7 – Notícias, feito em 19 de julho de 2014,  com  Simone Alli Chair,  para falar sobre a medicação utilizada em seu filho Gabriel, TDAH.

EVENTOS ORGANIZADOS PELA INSPIRARE:

• CAMINHADA DO AUTISMO, ocorrida no dia ….de abril de 2013, que contou com a presença de 800 pessoas caminhando pela Av. Paulista.
    Imagem Passeata do Autismo Imagem Passeata do Autismo 2
  • REUNIÃO ocorrida na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, com a Secretária, Dra. Marianne Pinotti, sobre assuntos relacionados ao autismo. Foto abaixo.
    Imagem Reunião Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, com a Secretária, Dra. Marianne Pinotti
  • Reunião Sobre TDAH e Dislexia em 2014 para pais, ocorrida na Câmara Municipal de São Paulo. Abaixo.
    inspirare-reuniao-camara-dos-vereadores
  • REUNIÃO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM TDAH, ocorrida na Câmara Municipal de São Paulo,  em 2014.
    IMAGEM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM TDAH
  • 1º FÓRUM MUNICIPAL DE AUTISMO, ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE TERRITORIAL em 29 de março de 2014, ocorrido na Câmara Municipal de São Paulo. Cartaz abaixo
    Imagem Banner Primeiro Fórum de AutismoImagem Reunião do Fórum de Autismo
  • EXPOSIÇÃO DE ARTES AUTÍSTICAS, ocorrida no mês inteiro de abril de 2014, em parceria com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
    Imagem Banner Exposição Artes Autísticas
  • EVENTO “ SÁBADO AZUL”, ocorrido dia 16 de maio de 2015, na Praça Victor Civita, em Pinheiros. Uma confraternização com as famílias de autistas, onde reuniu-se cerca de 550 pessoas. Custo aproximado do último grande evento pago por patrocinadores (um vereador, um médico psiquiatra, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida): (bexigas 175,00, brinquedos infláveis 1.100,00, kit lanches 3.000,00, divulgação 350,00, kit maquiagem 180,00, aluguel trajes (galinha pintadinha) + monitor = 350,00, contratação de palhaços e pessoal de recreação = 800,00. Custo aproximado: R$ 5.955,00. A repercussão na internet foi muito grande e fotos sobre o evento foram divulgadas em inúmeros grupos.
    Imagem Banner Sabado AzulImagem Inspirare Médicos Sabado Azul

Nas fotos acima, mutirão social de Odontologia no evento na Praça

• REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, dia 21 de março de 2015, sobre o Autismo.

Simone Alli Chair com o palestrante, o psiquiatra dr. Leonardo Maranhão.

EVENTOS PARTICIPADOS PELA INSPIRARE:

• Reunião da Inspirare com a deputada federal Mara Gabrilli sobre os direitos do TDAH, em outubro de 2011.
  • Reunião com o Conselho Superior da Defensoria Pública em 01 de abril de 2011, durante o lançamento da Cartilha dos Direitos dos Autistas da qual nós fomos colaboradoras.
  • Câmara Municipal dos Vereadores de São Paulo, reunião ocorrida em 2012, onde a Inspirare colaborou com a defesa da implantação da lei que foi aprovada em 27 de dez de 2012 e que Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – lei n. 12.764.
  • Palestra sobre Autismo, ocorrida na Câmara Municipal de São Paulo em 28 de setembro de 2013, onde atuamos como voluntárias na recepção e entrega dos crachás.
  • Feira da Reatech – 2013 – Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, ocorrida de 18 a 21 de abril de
  • Manifestação a favor do Autismo, em 2013, na Av. Paulista, com a presença da Defensora Pública, Dra. Renata Flores Tibyriçá.
  • Julho de 2013 a Inspirare esteve presente na Palestra do Dr. Alysson Muotri sobre o autismo, no Hospital das Clínicas em São Paulo.
  • Evento ocorrido na Praça Mário Covas, na Av. Paulista, em fevereiro de 2013, onde a Associação de Pais Inspirare participou de passeata sobre o Dia Mundial de Doenças Raras.
  • SENADO FEDERAL. Reunião com o Senador Paulo Paim para a entrega de um Projeto de Lei elaborado pela Inspirare para direitos e políticas públicas para o TDAH e a Dislexia, em 2013.
  • Presença da Inspirare na Audiência Pública sobre o Autismo, ocorrida em novembro de 2014.
  • REUNIÃO COM PAIS DE TDAH E DISLEXIA, em 2014 , ocorrida no Plenário Tiradentes da Assembleia Legislativa de São Paulo.
  • REUNIÃO com a Deputada Federal Mara Gabrilli, em 2014, onde a pauta foi o atendimento aos autistas.
  • Comemoração do Dia da Dislexia, ocorrida na Câmara Municipal de São Paulo. Apoio na organização e participação efetiva, ocorrida em 2015.
  • Participação da Inspirare na organização do IV Seminário em Comemoração ao Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva, ocorrida em maio de 2014 na Câmara Municipal de São Paulo, com apoio do vereador Floriano Pesaro.
  • Feira da Saúde. Mutirão Social que contou com a participação da Inspirare na divulgação de panfletos que falavam do TDAH, autismo e dislexia, evento ocorrido em 2013, no Pátio do Colégio.
  • Participação da Inspirare no GRUPO DE TRABALHO AMPLIADO DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL ÀS PESSOAS COM DOENÇAS RARAS, ocorrida em Brasília em 2014.
  • Fórum Mundial de Dislexia, ocorrido em Belo Horizonte em 2014, que contou com a participação da Inspirare.
  • Café da Manhã com o Juiz Federal dr. Roberto Wanderley para discutirmos sobre a deficiência no Brasil em março de 2015.
  • Feira da Reatech – 2015 – Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, ocorrida de 09 a 12 de abril de 2015, no Pavilhão Imigrantes, onde atuamos como EXPOSITORAS, com estande próprio.
  • Participação no evento “Diálogos Sobre os Avanços na Inclusão da Pessoa com Deficiência”, que contou com a palestra de Fernando Henrique Cardoso, em 2015.
  • I SIMPÓSIO DE DISLEXIA EM CAMPOS DO JORDÃO, que aconteceu em 20 de junho de 2015. Além de sermos apoiadores desse evento, também ministramos uma palestra endereçada aos pais de disléxicos.

PARCEIROS PROFISSIONAIS DA INSPIRARE

A Associação de Pais Inspirare faz algumas parcerias com profissionais da área da saúde e da educação.  Através dessa iniciativa, esses profissionais dão descontos significativos para nossos associados ou atendem gratuitamente, em alguns casos. Isso nos auxilia nos encaminhamentos, principalmente para as pessoas de maior vulnerabilidade social.

Contamos atualmente com parceiros, espalhados por algumas cidades brasileiras, como  São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Arujá, Barueri, Cotia, Porto Alegre, Santos, Santo André, Osasco, Ribeirão Pires, Poá, Suzano, entre outras.

Atingimos profissionais de diversas áreas, como por exemplo, parceiros: psicólogos, psiquiatras, neurologistas, advogados, dentistas especializados em pacientes especiais, pedagogas, psicopedagogas, neuropsicólogas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, clínicas multidisciplinares, colégios inclusivos, escritório de contabilidade, educador físico, musicoterapeuta, acupunturista, entre outros.

Entre muitos outros.