O que é TDAH?

É um transtorno neurobiológico, multifatorial, podendo levar a dificuldades emocionais e comportamentais em todas as áreas de seus relacionamentos (âmbito familiar, profissional, acadêmico, social e afetivo).

Esse transtorno tem causas genéticas e isoladamente ou associado a outros distúrbios (comorbidades) os seus principais sintomas são dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. É identificado em muitos países e oficialmente reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

É uma das principais causas de fracasso e consequentemente abandono escolar (na fase adulta, inconstância profissional), uma vez que esse aluno apresenta-se disperso, desatencioso, e independente de seu nível de inteligência (geralmente normal ou acima da média), e isto prejudica o seu desempenho escolar.

A baixa autoestima, as repreensões constantes, seu limiar mínimo de frustração e contenção, seus insucessos sociais e reveses escolares levam a uma visão negativa de futuro desfavorável e descrédito de si mesmo. O diagnóstico é clínico, sendo primordial e de suma importância que seja feito precocemente, pois o tratamento adequado previne as grandes dificuldades comportamentais e sociais.

A medicação é indicada e faz parte do tratamento na maioria dos casos. O medicamento possui a finalidade de reorganizar o sistema nervoso central, apresentando uma melhora significativa na hiperatividade, na capacidade de concentração e no seu grau de atenção.

A adaptação ao medicamento é uma condição individual, sendo extremamente necessário o acompanhamento de um médico.

Estima-se haver desequilíbrio neuroquímico cerebral, provocado pela produção insuficiente de neurotransmissores ( Dopamina, Noradrenalina) em certas regiões do cérebro, que são as responsáveis pelo estado de vigília, atenção e pelo controle das emoções. Esta desorganização bioquímica leva a alterações neurofisiológicas que acabam provocando alterações do sono, comportamentos agressivos, impulsivos, depressivos e os distúrbios de atenção que podem estar associados ao quadro de hiperatividade.

Sempre que possível, o tratamento psicológico é uma excelente alternativa (Terapia Cognitiva Comportamental é a mais indicada), uma vez que a criança/adolescente/adulto TDAH apresenta um sofrimento emocional intenso, que dificilmente terá uma solução satisfatória sem a ajuda psicoterápica e medicamentosa.

Conheça o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Principais sintomas O principal sintoma é a dificuldade em manter o foco da atenção e/ou manter-se quieta, estes sintomas podem se manifestar de diversas formas:

  • As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitadas ou inquietas, frequentemente ganham apelidos e ficam estigmatizados.
  • Na idade pré-escolar, estas crianças mostram-se agitadas, movendo-se incessantemente, mexendo em vários objetos.
  • Mexem pés e mãos, não param quietas na cadeira.
  • Falam muito e constantemente, frequentemente pedem para sair de sala ou da mesa de jantar.
  • Têm dificuldades para manter atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes.
  • São facilmente distraídas por estímulos do ambiente externo, mas também se distraem com pensamentos “internos”, dando a impressão de estarem “voando”.
  • Nas provas, são visíveis os erros por distração (erram sinais, vírgulas, acentos, etc.).
  • Esquecem recados, material escolar ou até mesmo o que estudaram na véspera da prova.
  • Tendem a ser impulsivas (não esperam a vez, não lêem a pergunta até o final e já respondem, interrompem os outros, agem antes de pensar).
  • Dificuldades com relação a horários, frequentemente não os cumprem.
  • É comum apresentarem dificuldades em se organizar e planejar aquilo que querem ou precisam fazer.
  • Dificuldades com relação a escala de prioridades.
  • Seu desempenho sempre parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual.

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